Editora Pascal

IMPORTÂNCIA DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRODUZIDOS POR ACTINOBACTÉRIAS

IMPORTANCE OF SECONDARY METABOLITES PRODUCED BY ACTINOBACTERIA
CAPÍTULO 11

DOI: 10.29327/5329123.1-11

ORGANIZADORES:

Isabelle Alves de Almeida
Fernanda Costa Rosa
Alexya Gonçalves Mota
Barbara Lima de Almeida
Gessiane dos Santos de Souza
Domendes José Silva Machado
Amanda Silva dos Santos Aliança
Rita de Cássia Miranda de Mendonça

RESUMO:
Este artigo tem como objetivo compartilhar o processo de construção do Centro de Excelência em Educação Padre Josimo Tavares, e a transformação ocorrida na vida dos participantes, estudantes de uma Casa Familiar Rural, Bom Jesus das Selvas (CFR/BJS), no Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil. Apresentamos experiências combinadas
por 03 anos consecutivos e em tempo integral pela equipe do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento / CPCD durante a implementação, e nos 02 anos consecutivos através de um monitoramento de práticas e ações desenvolvidas pelos estudantes suas propriedades. Tanto na fase de implementação como na fase de monitoramento do Projeto contamos com o envolvimento dos jovens alunos, e dos alunos egressos. A CFR Padre Josimo Tavares, mantida pela Associação Escola Familiar Agrícola, é formada pelos assentados dos Municípios de Buriticupu, Bom Jesus das Selvas e Bom Jardim, baseia-se na Pedagogia da Alternância – os alunos ficam 15 (quinze) dias na escola e 15 (quinze) dias em casa, praticando o que foi aprendido. Aqui percebemos como o conceito de Pedagogia da Alternância dialoga, diretamente, com a proposta do centro de excelência, o que se deu, progressivamente, reforçando as parcerias estratégicas – CFR, CPCD, e outros parceiros institucionais. Os jovens do CFR agora capacitados, são importantes agentes difusores das práticas educativas, integrais e solidárias, participando em 34 (trinta e quatro) comunidades rurais e nas cidades vizinhas onde residem O Centro de Excelência em Educação para o Jovem do
Campo, gerou uma experiência de inovação e transformação social para desenvolvimento comunitário sustentável. Integrando o currículo/conteúdo à prática rural das famílias e comunidades.
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Educação popular; Adolescentes; Educação rural; Educação do campo, Permacultura

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?