JOGO EDUCATIVO EM SCRATCH COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS
EDUCATIONAL GAME IN SCRATCH AS A TOOL TO SUPPORT THE TEACHING OF MATHEMATICS FOR STUDENTS IN THE EARLY YEARS
CAPÍTULO 5
DOI: 10.29327/5145593.1-5
ORGANIZADORES:
Lucas Miranda de Alcântara
Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
José Ricardo Santos de Lima
Patrício Moreira de Araújo Filho
Yonara Costa Magalhães
Will Ribamar Mendes Almeida
RESUMO:
Levando-se em consideração a busca constante por métodos mais efetivos de ensino pelos educadores, especialmente para crianças dos Anos Iniciais, os jogos eletrônicos surgem como um grande instrumento de apoio na sala de aula. A pesquisa em questão tem como seu objetivo principal o desenvolvimento e a avaliação de um jogo eletrônico educativo como ferramenta auxiliadora do ensino de matemática para crianças dos anos iniciais. É uma pesquisa de aspecto qualitativo e quantitativo, onde foi realizada uma pesquisa bibliográfica referenciando temas como matemática, jogos eletrônicos, jogos eletrônicos no ensino da matemática e Scratch. O seu resultado é a implementação do jogo Corrida do Cálculo e a sua avaliação por profissionais das áreas da educação, TI, design e também pelo público geral, avaliação está que trouxe resultados em sua maior parte positivos, com algumas dicas de como aprimorar mais ainda o jogo.
Palavras-chave: Jogos Eletrônicos Educativos; Matemática; Ensino; Scratch.