Editora Pascal

LIBRAS COMO MECANISMO DE COMUNICAÇÃO: INSTRUMENTO DE INCLUSÃO E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

LIBRAS AS A COMMUNICATION MECHANISM: INSTRUMENT OF INCLUSION AND ITS IMPORTANCE IN THE SCHOOL CONTEXT
CAPÍTULO 3

DOI: 10.29327/5340376.1-3

ORGANIZADORES:

Wagner de Santana da Costa

RESUMO:
A inclusão não deve ser vista como algo imposto, mas como uma premissa em que o surdo se insere nos contextos sociais em que vive. Onde não há diferenças no atendimento aos surdos em sala de aula, muitas vezes há surdos e ouvintes no mesmo espaço do ambiente escolar. Mas, para que isso aconteça, precisamos começar pela formação de professores, capacitando-os para que tenham acesso à língua de sinais, e que
a LIBRAS não só faça parte da formação inicial e continuada dos professores, mas seja frequentemente utilizada nas escolas. Em suma, este trabalho acadêmico elaborado com o objetivo de compreender as ideias que permeiam o processo de inclusão escolar, assim como social, tanto quanto a integração escolar junto ao processo de ensino e aprendizagem nas esferas da sociedade, além da importância que a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Mesmo com todos os avanços nas políticas públicas que norteiam a Educação Inclusiva existem, porém, diversas dificuldades e entraves em sua implantação. Cabe salientar que fora utilizado o método de pesquisa documental a fim de confeccionar o trabalho descrito, por meio de análise de conceitos, leis e diretrizes nacionais que expressão o modelo de educação inclusiva que deve ser aplicado no Brasil.

Palavras-chave: Escola. Igualdade Inclusão. Libras.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?