O PODCAST COMO FERRAMENTA DEMOCRÁTICA DO ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
THE PODCAST AS A DEMOCRATIC TOOL OF LEARNIG TEACHING: AN EXPERIENCE OF REPORT
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/5145593.1-1
ORGANIZADORES:
Moisés Ferreira Marques
Lucas Agostinho Coelho Sales
Letícia Carolina Teixeira Pádua
RESUMO:
Proporcionar um ensino democrático, acolhedor e prazeroso para as crianças e adolescentes que estudam na Educação Pública brasileira sempre foi um desafio a ser superado pelos profissionais desta área. No entanto, devido a experiência desastrosa vivenciada pela disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) no de 2020 e 2021, que acarretou inúmeras alterações no comportamento social, e sobretudo, na dinâmica escolar do país, grande parte dos professores buscaram apoio nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) disponíveis no mercado, como forma de superar as barreiras geográficas impostas pelo distanciamento social. Assim sendo, participando do programa “De olho no Patrimônio” (desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Diamantina) e contribuindo para estreitar as relações entre educador-educando como forma de elucidar as atividades comemorativas dos 300 anos de Minas Gerais propostas pelo Programa de Estudo Tutorado (PET) disponibilizado pelo Governo de Minas Gerais, desenvolveu-se um Podcast como uma ação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, contendo informações e diálogo entre nós, bolsistas, como forma de encenar a situação entre os estudantes da escola pública conversando entre si para realizarem a atividade proposta pelo PET e também para apresentar uma carta que foi desenvolvida como forma de incentivá-los a participarem desta ação, ressaltando as belezas e singularidades de Diamantina. O Podcast finalizado foi compartilhado com os alunos da Educação Básica nas plataformas Conexão Escola e WhatsApp no formato MP3 como forma de garantir maior acessibilidade deste conteúdo para professores e alunos.
Palavras-Chave: Podcast, educação, ensino, democrático.