PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE GESTANTES EM ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF PREGNANT WOMEN UNDERGROUND PRENATAL FOLLOW-UP IN A BASIC UNIT OF CARE
CAPÍTULO 3
DOI: 10.29327/5308778.1-3
ORGANIZADORES:
Keila Soares Moreira
Larissa Diana Barros Soares
Lucas André Sousa Vale
Matheus Marques Moreira Serra
Victoria Alves do Nascimento
Fernanda Kellen Carvalho Barcelos Castro
Gleyldes Gonçalves Guimarães Leão
André Luís Meneses da Costa
Suzane Katy Rocha Oliveira
Francisca Bruna Arruda Aragão
Maria Raimunda Chagas Silva
RESUMO:
O presente trabalho tem como objetivo conhecer o perfil das gestantes em acompanhamento em uma unidade de saúde em São Luís, Maranhão. O estudo é de caráter descritivo, transversal, com abordagem quantitativa. O objetivo geral é avaliar o perfil sociodemográfico das gestantes atendidas na unidade, identificar o absenteísmo nas consultas de pré-natal e detectar as principais enfermidades mais prevalentes em gestantes.
A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas individuais com as gestantes que comparecerem às consultas pré-natais na unidade de saúde. Os resultados serão analisados e apresentados por meio de tabelas e figuras.
Preliminarmente, constatou-se que a faixa etária predominante das gestantes é entre 14 e 30 anos, o que está em conformidade com dados da literatura sobre a incidência de gestações nessa faixa etária. Além disso, observou-se uma prevalência de gestantes negras ou pardas, seguindo a tendência étnica da região Norte e Nordeste do Brasil.
O estudo destaca a importância de conhecer o perfil epidemiológico local para direcionar as ações de saúde de acordo com as necessidades da população.
Palavras-chave: Perfil Epidemiológico, Gestantes, Unidade Básica de Saúde.