AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR COM O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)
CAPÍTULO 1
DOI: 10.29327/5435739.1-1
AUTORES:
Elaine Souza Lobato
Pedro Yan Simplicio da Silva
Raíssa Rodrigues Fernandes
Suzana Leticia Ferreira Nunes
Tayannne Regina da Silva Costa
Thays do Santos Moita
Augusto Hipolito Chagas Freato
Saulo José Figueiredo Mendes
Dalciney Maximo Diniz
Silvia Raimunda Costa Leite
Maria Raimunda Chagas Silva
RESUMO:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo, caracteriza-se como distúrbio relacionado ao neurodesenvolvimento e tem, usualmente, sua manifestação na primeira infância. A criança autista tem dificuldade para se comunicar com seus familiares e com a comunidade, culminando em limites para a expressão e compreensão de desejos. O movimento para inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais na escola tem ocorrido mundialmente. Levando em consideração que a escola é um local onde existe uma diversidade de diferenças, nesse contexto é elementar ressaltar a inclusão de crianças autistas. Logo, o objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento escolar de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA), traçar uma análise sobre esse distúrbio e demonstrar a relação do eixo família-escola para com o bom desenvolvimento escolar da criança com TEA. Trata-se de um estudo realizado por meio de um levantamento bibliográfico sobre o desenvolvimento escolar e diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista – TEA e embasado em dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), do Censo Escolar e do Scielo, com delimitação temporal de 2018 a 2023. Após as análises e discussões dos resultados, acredita-se que o diagnóstico precoce do TEA seja fundamental para que as crianças possam receber o acompanhamento adequado para ter um bom desenvolvimento escolar. A participação da escola, com a equipe de profissionais capacitados, juntamente com a participação familiar em todo o processo do diagnóstico, auxilie todo o processo do diagnóstico criança.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Inclusão; Desenvolvimento escolar.