Editora Pascal

USO DE PSICOESTIMULANTES COMO POTENCIADORES COGNITIVOS POR ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

CAPÍTULO 15

DOI: 10.29327/5552964.1-15

AUTORES:

Ana Clara Rosa Silva dos Santos

Leandro Ortegal Milhomem Freire

Emille Bianca Rocha Campos

Danilo Coutinho Franco

Thaís Cristina Guimarães Dutra

Wildete Carvalho Mayrink

Rafiza Félix Marão Martins

Flor de Maria Araújo Mendonça Silva

Adriana Sousa Rego

Janaina Maiana Abreu Barbosa

RESUMO:

Os psicoestimulantes são utilizados como aprimoradores cognitivos com a finalidade de melhorar a cognição. O uso dessas substâncias sem prescrição médica ou necessidade tem aumentado, devido uma procura por esses potencializadores mentais para auxiliarem os acadêmicos. Isso acontece, pois esses aprimoradores trabalham aumentando o foco dos estudantes e o tempo de vigília, principalmente em período de provas ou estresse acadêmico. No entanto, esse consumo indiscriminado pode resultar em diversos prejuízos para a saúde destes usuários, como dependência e até transtornos mentais. Tendo como objetivo reunir e sistematizar a situação do uso de psicoestimulantes como potenciadores cognitivos por alunos de medicina. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura e foi realizada nas bases de dados LILACS, PUBMED e SCIELO usando os descritores: Estudantes de medicina / Estimulantes do sistema nervoso central / Potenciador cognitivo. Foram Selecionados 10 artigos para essa revisão. A partir da leitura dos artigos percebeu-se a cafeína é a substância mais utilizada, seguida do metilfenidato. Além de que o índice de consumo dessas substâncias aumenta com o passar do curso, ou seja, os períodos mais altos da faculdade são os que usam mais os psicoestimulantes. Dessa forma, percebe-se os alunos que entram na faculdade já são instigados a procurarem esses estimulantes cognitivos, uma vez que é o estresse ambiental leva-os a tentar aumentar sua produtividade, aumentado seu foco e tempo acordado. O índice de alunos que usam substâncias psicoestimulantes tem se agravado. As instituições de ensino médico precisam se atentar a isso e propor maneiras de melhorar o bem-estar desses indivíduos. 

Palavras-chave: Estudantes de medicina, Estimulantes do sistema nervoso central, Potenciadores cognitivos. 

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