CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DA GESTÃO DO MERCADO PÚBLICO DE SÃO LUÍS – MA: O CASO DO HORTOMERCADO COHAB
CAPÍTULO 12
AUTORES:
Flavia Myllena dos Santos Araujo
Ana Maria Aquino dos Anjos Ottati
Claudia Reis Pereira
RESUMO:
Para a realização do comércio é necessário o encontro de fluxos, de bens materiais, mercadorias e homens e de ideias em determinado espaço físico, o qual recebe a denominação de mercado. Para manter esses espaços ativos e organizados contam com Administração Pública, diante disso, esse trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar a gestão do mercado municipal do bairro da Cohab, São Luís, de responsabilidade da SEMAPA. Foram utilizados dados primários e secundários, sendo os primários coletados através de questionários semiestruturado e os secundários coletados através de revisão bibliográfica. As entrevistas foram feitas com os permissionários, coordenadores e gestores do mercado em estudo. Sobre o Hortomercado Cohab, foram entrevistados 30 permissionários, com idade média de 40 anos de idade, 93% dos entrevistados possuem Box e Bancas própria. A relação dos permissionários com o gestor, 67% acreditam ser boa. 80% dos permissionários acreditam que o nível de organização pública influencia na comercialização, sobre a avaliação da gestão dos mercados, 70% caracterizam a gestão como boa. A gestão para alcançar uma maior efetividade, precisa vencer alguns desafios, como: apostar em inovações; focar nas necessidades do público; elaborar um plano estratégico e; estabelecer parcerias de qualidade. Foi observado que a manutenção periódica é a principal demanda do mercado e como a falha de uma gestão conjunta dificulta o andamento de um local de abastecimento. A administração precisa garantir o abastecimento das populações ao redor, assim como garantir também a qualidade de serviço para os permissionários.
Palavra-chave: Comercialização, Permissionário, Administração.