PERFIL DE PRODUTORES E CONSUMIDORES DE HORTALIÇAS E CENÁRIO DE COMERCIALIZAÇÃO EM ITAPECURU-MIRIM
CAPÍTULO 13
AUTORES:
Maria Eduarda de Oliveira Martins
Lusinete Rodrigues Martins
Camila Pinheiro Nobre
RESUMO:
A agricultura familiar é responsável pela produção da maior quantidade de alimentos que chega à mesa dos brasileiros. Além disso, a produção dos alimentos é uma importante fonte de renda para os agentes relacionados com a atividade agrícola. Compreender as dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares, especialmente durante a etapa de comercialização, assim como verificar as preferências dos consumidores é de suma importância para melhoria na oferta de produtos e serviços. Dessta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil dos produtores e consumidores de hortaliças no Município de Itapecuru Mirim e diagnosticar os problemas enfrentados durante a etapa de comercialização. Foram visitadas duas feiras e aplicados questionários semi-estruturados a 38 produtores e 43 consumidores, durante os meses de dezembro 2024 a maio de 2024, em Itapecuru Mirim-MA sobre sua percepção sobre as feiras livres, produção, venda e preferências de consumo de hortaliças. A maioria dos agricultores familiares em Itapecuru Mirim é do sexo feminino e relativamente jovem, com escolaridade predominante de ensino fundamental incompleto. Há uma carência de apoio institucional, com pouca utilização de financiamentos e baixa participação em programas de aquisição de alimentos. Apesar de cultivarem suas próprias hortaliças, enfrentam dificuldades devido à falta de infraestrutura e problemas de transporte. Melhorias nesses aspectos são necessárias para apoiar e expandir suas atividades. Os consumidores das feiras de Itapecuru Mirim, majoritariamente com ensino médio completo, frequentam as feiras principalmente em busca de alimentos saudáveis. A maioria gasta até R$ 50,00 por visita. Apesar da alta satisfação com limpeza e qualidade, desafios como horários e acesso limitam o consumo de hortaliças. O cheiro verde é o item mais popular, enquanto mandioca e couve são as hortaliças menos procuradas.
Palavras-chaves: Horticultura, Venda, Gargalos produtivos, Preferência alimentar