ANÁLISE DE MARGEM DE LUCRO NA COMERCIALIZAÇÃO DE HORTÍCOLAS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS NO MARANHÃO
CAPÍTULO 3
DOI: 10.29327/5430353.1-3
AUTORES:
Roberto Serejo Graça Junior
Maria Cristina Rocha Silva
Aline Silva Araújo
Antônia Edilaila Pestana Moreira
Darlyara Reis Silva
Josilene Costa Silva
Rayssa Luiza Farias do Vale
Carlos Daniel Farias Silva
Karla Bianca Aguiar Ramos
Eduardo Mendonça Pinheiro
RESUMO:
O objetivo do trabalho foi apresentar uma pesquisa de mercado e a análise de comercialização de hortícolas em estabelecimentos comerciais, assim como cálculos de Margem Absoluta e Margem Relativa. A pesquisa deu-se no município de São Luís do Maranhão, as hortaliças foram: melancia, quiabo, maxixe, alface, couve, coentro, cebolinha, berinjela, mandioca, batata doce, beterraba e pimentinha. Os estabelecimentos escolhidos para consulta dos preços foram: Central de Abastecimento do Maranhão, supermercados Mateus, Assaí e a feira livre. O levantamento dos preços foi realizado em três meses consecutivos. Os resultados indicaram uma variação nas margens absolutas e relativas entre os diferentes produtos nos supermercados. Na feira, o maxixe e a berinjela destacaram-se por apresentarem os maiores valores absolutos, R$ 13,00 e R$ 7,90 por Kg, em contrapartida, a alface crespa e o coentro apresentaram os menores valores absolutos, R$ 0,35 e R$ 0,50 o que pode ser um indicativo de concorrência intensa desses produtos na feira. A margem de varejo dos supermercados indicou uma alta lucratividade, contrastando com a pouca participação dos produtores de hortaliças. Para análise de varejo observou-se que a melancia e berinjela apresentam as maiores margens de lucro, com 50,00% e 64,06%, o que pode ser atribuído à alta demanda. Conclui-se, que através dos dados obtidos foi possível analisar, as margens de lucros, bem como os tipos de comercialização e a influência dos mesmos nas lucratividades dos produtos, além de apresentar uma baixa participação dos produtores na precificação dos produtos comercializados.
Palavras-chave: Canais de venda, Vegetais, Lucratividade, São Luís.