Editora Pascal

PLANEJAMENTO FAMILIAR NA GESTAÇÃO: CONHECIMENTO DE GESTANTES ACERCA DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COMO PREVENÇÃO DE GESTAÇÕES FUTURAS

FAMILY PLANNING IN PREGNANCY: KNOWLEDGE OF PREGNANT WOMEN ABOUT CONTRACEPTIVE METHODS AS PREVENTION OF FUTURE PREGNANCIES
CAPÍTULO 7

DOI: 10.29327/5308778.1-7

ORGANIZADORES:

Kaline dos Santos Kishishita Castro
André Luís Meneses da Costa
Andressa Silva de Carvalho Barreto
Camila Coelho Chaves Gaspar
Isabela Maria Mesquita Moreira
Manoel Pedro Batista Cutrim
Denilson Menezes Almeida
Wellyson da Cunha Araújo Firmo
Darlan Ferreira da Silva
Maria Raimunda Chagas Silva

RESUMO:

O planejamento familiar corresponde ao conjunto de ações de regulação da fecundidade e é parte integrante do plano de atenção à mulher, ao homem ou ao casal. Ressalta-se a importância das estratégias educativas ao público feminino em idade reprodutiva. É fundamental que o casal consulte um profissional de saúde para discutir as opções disponíveis e escolher o método mais adequado para evitar uma nova gravidez indesejada. Além disso, o planejamento familiar também envolve cuidados pré-natais regulares.

Objetivos: Identificar o perfil e principais características acerca do conhecimento aos anticoncepcionais e de políticas direcionadas ao planejamento familiar.

Métodos: Consiste em uma pesquisa descritiva e explicativa a partir de um questionário estruturado, analisando o planejamento familiar na gestação em mulheres, com idade de 18 a 30 anos, cadastradas e acompanhadas no Centro de Saúde do São Francisco, localizado na cidade de São Luís – MA.

Resultados: Foram entrevistadas quarenta gestantes no Centro de Saúde acima mencionado, 74,35% afirmaram que a gestação não foi planejada e 33,33% relataram o não uso de contraceptivo, além de 17, 95% afirmaram não ter conhecimento sobre métodos contraceptivos. Essas estatísticas sugerem que uma parcela significativa das gestações ocorreu de forma não planejada e que pode haver necessidade de maior educação e acesso a métodos eficazes.

Conclusão: É imprescindível que a defesa ao planejamento familiar seja cada vez mais discutida e se torne objetivo de políticas de incentivo ao desenvolvimento e alinhamento familiar em todas as esferas de desenvolvimento, tais como: social, emocional, psicológica ou intelectual.

Palavras-chave: Contracepção, Planejamento, Gestação.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?