Editora Pascal

POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL

POR UNA PRÁCTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL
CAPÍTULO 10

DOI:  10.29327/5314594.1-10

ORGANIZADORES:

Benedita Gonçalina de Almeida
Rosely Aparecida Romanelli

RESUMO:

Este artigo relata a experiência de uma prática pedagógica em uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental no ano de 2017. Através das Lei nº. 10.639 de 09/01/2003 e a Lei nº 11.645 de 10/03/2008, que propõem reflexões acerca do ensino aprendizagem antirracista, por meio dos conceitos de colonialidade do ser, do saber e do poder, a classificação de cor e raça, o significado da palavra decolonial, a relação sobre as práticas pedagógicas com base nos conceitos de Paulo Freire – Pedagogia da Autonomia e Pedagogia da Libertação, buscando refletir sobre a necessidade de uma prática pedagógica decolonial. Acredita-se, portanto, que uma forma de combater o racismo étnico-racial é através da prática pedagógica do professor, assumindo atitudes e posturas decoloniais frente à realidade que o próprio professor enfrenta em sala de aula.

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Decolonial. Leis 10639/2003 e 11.645/2008. Pedagogia da Autonomia Aprendizagem antirracista.

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