O CICLO PDCA PARA O PLANEJAMENTO, CONTROLE E MELHORIA DA QUALIDADE
CAPÍTULO 25
AUTORES:
Marliane Rodrigues Monteiro
Fernando Flávio de Sousa Jadão
Felipe Khalil Alves da Silva Sousa
Ricardo Rabelo França
Rondymilson de Souza Lopes
RESUMO:
O Ciclo PDCA, tem por finalidade a melhoria contínua de seus resultados. O controle da qualidade está ganhando um espaço cada vez maior dentro das organizações que buscam melhores resultados através da eficiência de seus processos, da redução de desperdícios e retrabalhos e da satisfação total do cliente. O ciclo PDCA é um método para análise e solução de problemas que pode ajudar a organização a solucionar problemas através de análises, planejamentos e ações corretivas ou preventivas que formarão uma filosofia de melhoria contínua necessária para o alcance das metas. Nesse sentido, esse artigo busca, a partir de uma revisão nos conceitos de Gestão do Conhecimento e do planejamento estratégico e na metodologia criada por Shewhart e consolidada por Deming, tornar
claro e compreensivel que através dessa ferramenta muitas organizações em todo mundo superam dificuldades, resolvem problemas e alcançam resultados.
Palavras-chave: PDCA, Planejamento Estratégico, Qualidade.