REGISTRO DAS LÍNGUAS DE SINAIS: VALORAÇÕES, AUSÊNCIAS E IMPLICAÇÕES EM RELAÇÃO AO ENSINOAPRENDIZAGEM DE ESCRITA DE SINAIS
REGISTRATION OF SIGN LANGUAGES: EVALUATIONS, ABSENCES AND IMPLICATIONS ABOUT THE TEACHING AND LEARNING OF SIGN WRITING
CAPÍTULO 5
RESUMO:
Neste capítulo, promove-se uma reflexão a fim de problematizar as implicações causadas pela falta de materiais registrados em Língua de Sinais (LS) por meio de um sistema próprio para grafá-la, a Escrita de Língua de Sinais (ELS). Para tanto, levanta-se uma discussão acerca do ensino-aprendizagem da Escrita de Língua de Sinais (ELS), considerando que o ensino da modalidade escrita contribuiria para reverter o cenário de escassez de corpus para estudos sobre a LS, bem como para a aceitação da ELS como conhecimento linguístico necessário não apenas para fim científico, mas também para constituição dos falantes da LS. Argumentamos que, sem a escrita, não há documentos escritos e, sem o ensino dessa escrita, não é possível o registro gráfico da LS. Desse modo, para nossa reflexão, adotaremos o sistema de escrita de sinais VisoGrafia para os registros em LS. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, uma vez que nossa discussão dialoga com diversos autores, pesquisadores, estudiosos e teóricos que
discutem acerca do registro em LS e temáticas que se relacionam direta ou indiretamente à ELS. A relevância desse trabalho está em contribuir com produção e disseminação de conhecimentos acerca de registro e ensino-aprendizagem de ELS, para fomentar pesquisas posteriores que aprofundem conhecimento sobre este domínio.
Palavras-chave: Registro em Língua de Sinais; Sistema de escrita de sinais VisoGrafia;
Ensino-aprendizagem de ELS.