A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ESPORTIVA NA APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES ENTRE 10 A 12 ANOS
THE INFLUENCE OF SPORTS PRACTICE ON THE PHYSICAL FITNESS OF SCHOOLCHILDREN AGED 10 TO 12 YEARS
CAPÍTULO 9
ORGANIZADORES:
Bárbara Manoela Motta Dantas
Daniela Alves Flexa Ribeiro
RESUMO:
A aptidão física é um elemento primordial da Educação Física Escolar, tendo relação com a saúde, desempenho motor e desempenho esportivo. O objetivo deste estudo foi identificar os níveis de aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho esportivo em escolares de 10 a 12 anos de idade. A amostra foi composta por 64 escolares, sendo 32 avaliados não praticantes de esporte da Unidade Escolar Básica Monsenhor Frederico Chaves, e os outros 32 ativos praticantes de esporte do Instituto Iziane Castro, de ambos os sexos (43 meninos e 21 meninas). As variáveis estudadas foram: índice de massa corporal, flexibilidade, agilidade, resistência muscular localizada, e relação de cintura/estatura utilizando o protocolo Projeto Brasil Esporte (PROESP–BR). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva. Foram utilizadas tabelas de referência, média e porcentagem. Para comparação dos dados foi utilizado o Teste T de Student. As duas populações obtiveram médias iguais a nível de significância de 5% no IMC e no RCE. O teste que obteve êxito foi o de flexibilidade, onde os avaliados do Projeto Social 100% = excelência, e da Escola Municipal 96,87% = excelência, e 3,12% = muito bom. Conclui-se que os avaliados que possuem um melhor nível de aptidão física, geraram melhores resultados nos testes.
Palavras-chave: Aptidão Física; Escolares; Praticantes de Esporte; Não Praticantes
de Esporte.