SPACETOUR: UM JOGO DIGITAL SOBRE O SISTEMA PLANETÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
SPACETOUR: A DIGITAL GAME ABOUT THE PLANETARY SYSTEM FOR ELEMENTARY EDUCATION
CAPÍTULO 6
DOI: 10.29327/5145593.1-6
ORGANIZADORES:
Vilmar Henrique Martins Júnior
Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
José Ricardo Santos de Lima
Will Ribamar Mendes Almeida
Yonara Costa Magalhães
RESUMO:
A aprendizagem de Ciências colabora para a formação holística do ser humano e contribui para a construção de uma visão ampliada de mundo. Para uma trilha de aprendizagem mais efetiva deve-se considerar diversas metodologias e recursos, para favorecer a diversidade de perfis de aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento de múltiplas competências. A partir deste contexto, desenvolveu-se um jogo educativo digital para Android – o SpaceTour, na área de ciências da natureza para crianças do Ensino Fundamental (EF) relacionado ao sistema solar. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza aplicada, organizada em 5 etapas: pesquisa bibliográfica, concepção, modelagem (design e a engine do jogo), codificação (Construct3), testes e validação. A validação foi realizada em duas rodadas, novembro de 2020 e janeiro de 2021, por uma pesquisa de campo, fundamentada na experiência da utilização do jogo por professores de ciências do EF, com questionários. A validação contemplou a interface, o personagem, o enredo e a contribuição do jogo, obtendo-se boa aceitação e reconhecimento sua contribuição para a aprendizagem.
Palavras-chave: Jogo digital; Aprendizagem de Ciências; Ensino Fundamental;
Construct3; Gamificação.