ISBN: 978-65-6068-119-4
DOI: 10.29327/5469971
ORGANIZADORES:
Maria Raimunda Chagas Silva, Rita de Cássia Mendonça de Miranda, Darlan Ferreira da Silva, Eduardo Henrique Costa Rodrigues e Fabrício Brito Silva
RESUMO:
A obra “Indicadores de Qualidade Ambiental: Uma Perspectiva a partir da Zona de Transição Amazônica-Cerrado-Pesquisa em saúde e meio ambiente” explora as interações entre o meio ambiente e a saúde Cultura e Sociedade, com foco nas dinâmicas da transição ecológica entre dois dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta: Amazônia e Cerrado. A degradação ambiental nesses ecossistemas não afeta apenas a biodiversidade, mas também a qualidade de vida das populações locais, causando doenças respiratórias, dermatológicas e alimentares, além de comprometer os recursos naturais essenciais para a subsistência.
A fronteira entre a Amazônia e o Cerrado é uma região única, onde se encontram duas dos mais importantes biomas do planeta. No entanto, essa região enfrenta desafios significativos relacionados à sustentabilidade, saúde, cultura e sociedade. Este livro apresenta uma abordagem integrada para entender esses desafios e propor soluções inovadoras.
Este livro é uma leitura essencial para aqueles que buscam compreender como os ecossistemas e a saúde humana estão intrinsecamente conectados e como o futuro depende de soluções integradas que combinem sustentabilidade, ciência e políticas públicas inovadoras.