Editora Pascal

AS NOVAS TECNOLOGIAS ASSOCIADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA

CAPÍTULO 12

DOI: 10.29327/5453471.1-12

AUTORA:

Suênya Freire do Monte Santos

RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo debater a questão da adoção de novas tecnologias no ensino de História e suas implicações no ambiente escolar. Para realização da presente atividade foi realizado um estudo de caso e uma pesquisa bibliográfica, na qual apresenta a finalidade de recolher informações sobre o tema em discussão, com o propósito de traçar paralelos sobre o ensino de história, a adoção de novas tecnologias e a regulamentação do seu uso no ensino brasileiro. Através desta revisão bibliográfica, foi possível identificar que há uma preocupação com a melhoria do ensino de história, levando o aluno a entender o seu papel neste contexto. Há também uma disposição na adoção de novas tecnologias para dinamizar o ensino e isso está muito claro na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e na Lei de Diretrizes de Base. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer e vários desafios a serem vencidos, para que haja uma mudança efetiva no ensino de História, pois é preciso investir também na formação dos professores para que a história deixe de ser vista apenas como um amontoado de fatos e datas e passe a ser vista como uma ação ativa capaz de mudança social, política e cultural.

Palavras-chave: Ensino. História. Tecnologias 

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?