Editora Pascal

IMPLANTAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE: UM ESTUDO DE CASO NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MARANHÃO

CAPÍTULO 13

DOI: 10.29327/5453471.1-13

AUTOR:

Victor Roberth Gomes Said

RESUMO:

Este estudo investiga a implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na Escola Superior de Controle Externo (Escex) do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou questionários direcionados à equipe pedagógica e à equipe de tecnologia da informação, buscando compreender os aspectos técnicos, administrativos e pedagógicos envolvidos. A equipe pedagógica destacou a flexibilidade e a capacidade de personalização da plataforma, enquanto a equipe de tecnologia enfrentou desafios técnicos, apresentou sua infraestrutura de software e as principais ferramentas usadas na plataforma. Os resultados demonstram a eficácia do Moodle no gerenciamento de cursos e na promoção de metodologias inovadoras, sendo um modelo para futuras implementações de AVA’s.

Palavras-chave: Moodle, Educação a distância, Plataforma AVA, Tribunal de Contas.

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