Editora Pascal

A DEFICIÊNCIA VISUAL E A GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI

VISUAL IMPAIRMENT AND DEMOCRATIC MANAGEMENT IN PUBLIC SCHOOLS IN THE MUNICIPALITY OF LARANJAL DO JARI
CAPÍTULO 10

DOI: 10.29327/5340376.1-10

ORGANIZADORES:

Daniel Melo da Silva Júnior
Valéria Castelo Branco de Sousa
Cleicy Alves de Sousa
Vanessa Castelo Branco de Souza
Janaína de Nazaré Borges de Freitas
Ramon dos Santos Martins
Alexandre Maciel Matos
Kelvys Luiz Santos de Figueiredo
Paulo Henrique Trindade Vieira
Nayara França Alves

RESUMO:
Esse trabalho faz parte de uma pesquisa realizada no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Supervisão Educacional. Ao considerar que na Constituição Federal de 88 a educação é um direito de todos, resolveu-se elaborar uma breve discussão sobre a deficiência visual e a gestão democrática a partir de dados coletados em três escolas no Município de Laranjal do Jari – AP. O objetivo geral deste estudo foi realizar uma análise sobre os procedimentos educacionais adotados quanto ao aluno com deficiência visual por três escolas da rede pública no município de Laranjal do Jari. Por intermédio de perguntas subjetivas, foi realizada uma pesquisa de campo com aspecto qualitativo com os gestores dessas escolas na perspectiva de saber o quantitativo de alunos com deficiência visual e diagnosticar sobre a importância da parceria entre os gestores e a comunidade externa para a concretização da gestão democrática. Evidenciou-se que as escolas participantes ainda possuem muitos déficits, tanto no quesito de reconhecer alunos com deficiência visual, quanto a forma de como a gestão democrática está sendo colocada em prática nestas instituições de ensino.

Palavras-chave: Educação; Deficiência Visual; Gestão Democrática.

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