Editora Pascal

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO ESPECIALIZADO DE DEFICIENTES VISUAIS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

THE DIGITAL GAMES USE AS A AUXILIARY TOOL IN THE SPECIALIZED TEACHING OF VISUALLY IMPAIRED CHILDREN IN THE MATH DISCIPLINE
CAPÍTULO 9

DOI: 10.29327/568410.1-9

ORGANIZADORES:

Luiz Fernando Reinoso
Raimundo Alves dos Reis Neto
Renan Vasconcelos Brandão

RESUMO:
Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de imersão e interatividade através do uso de jogos digitais para melhor aprendizagem na disciplina de matemática, apresentando tecnologias que tornem o uso de jogos em sala de aula uma ferramenta para o ensino aprendizagem desta ciência. As pesquisas trazem diversas tecnologias para o uso do professor e aluno, como os jogos, SIM City, Math Playground, sistema DOSVOX e outros, estes jogos vêm sendo utilizados como instrumentos pedagógicos de matemática no ensino fundamental e no ensino médio na EEEM David Roldi e da ACDV – Associação Colatinense de e para Portadores de Deficiência Visual, ferramentas estas que possuem intuitos de trabalhar realidades diferentes. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho destacam-se Polato (2009), Valente (1999), Mattar (2010) e Kishimoto (1994). A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, onde alunos jogam e descrevem suas experiências através de relatórios, descrevendo a aprendizagem, que
deve ser avaliada pelo professor, que posteriormente relata os resultados adquiridos com os alunos. As conclusões mais relevantes colocam o uso de jogos digitais como uma forma de ensino em matemática, podendo ser uma realidade, de forma interativa, imersiva e relatando como ela pode prover ao aluno, maior integração em suas habilidades e competências da disciplina que este irá utilizar no decorrer de sua vida.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação, Jogos digitais, Software
Educacional, Aprendizagem, Educação.

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