Editora Pascal

AJUDE OS QUÍMICOS A PRODUZIR BIODIESEL: UMA PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO

HELP CHEMISTS PRODUCE BIODIESEL: A GAMIFICATION PROPOSAL
CAPÍTULO 3

DOI: 10.29327/5145593.1-3

ORGANIZADORES:

Cleisla Pereira Firmino
Mychaelle da Cruz Valério
Tatiana Aparecida Rosa da Silva

RESUMO:
Os jogos didáticos que trabalham conteúdos de química são uma alternativa para melhorar a compreensão dos alunos quanto à disciplina. O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) auxilia na interação entre professor e aluno. O professor atua na mediação das tecnologias para tornar a aprendizagem mais prazerosa, uma vez que conseguir a atenção dos alunos é um grande desafio. Assim, gamificar, ou seja, utilizar de características de games em sala de aula, tornou-se uma alternativa para se atingir uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Na área no ensino, o uso das TDICs é uma estratégia com um grande potencial, pois aumenta a participação do aluno e trabalha a criatividade e autonomia. O biodiesel é o combustível obtido a partir de biomassa, matéria orgânica de origem animal (gordura) ou vegetal (óleos), através de reações de transesterificação. Contudo, esse trabalho propõe o uso da gamificação com foco na produção de biodiesel com uso das TDICs por meio do jogo “Ajude os químicos a produzir o biodiesel”, produzido para ser jogado por meio da plataforma de design gráfico Canva e um dado virtual acessado por QR Code por um celular. O tabuleiro possui 46 casas numeradas e 5 casas com comandos diversos, pode ser jogado por até quatro grupos através da própria plataforma. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, no qual o grupo que avançar até o final, vence. Espera-se que tanto alunos quanto professores interajam ao longo do jogo e agreguem conhecimento a todos.

Palavras-chave: Biodiesel, Gamificação, Jogos online, Biocombustíveis, TDICs.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?