PEDAGOGIA DO MOVIMENTO: ANTROPOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
CAPÍTULO 2
RESUMO:
O artigo tem o objetivo de aprofundar reflexões sobre a Pedagogia do Movimento, numa perspectiva antropológica, na educação contemporânea, com metodologia fenomenológica, tendo como base a revisão bibliográfica. Tem como problema as questões: O que é pedagogia do movimento? Que representação tem o corpo no processo de aprendizagem escolar? Quais as contribuições dos pensadores a respeito desta temática? Foram pesquisados artigos, teses, dissertações a respeito dos temas: Pedagogia do movimento, interdisciplinaridade, visão antropológica do corpo e educação contemporânea, de 20 artigos de autores ligados ao tema expressos nas referências. Estes autores foram buscados nas plataformas Scielo e Portal da Capes. Percebeu-se que há necessidade de aprofundamentos sobre os temas. O corpo é ainda visto como signo, utilizado, na maioria das vezes, como produto que movimenta a economia, em detrimento da consciência corporal e da utilização deste no processo de afetividade, comunicação e convivência escolar, que tem como consequência, a completude entre corpo biológico, psicológico, corpo social e cultural. A consciência corporal é vital para o ajustamento harmonioso da personalidade. E a educação não está aberta à visão da pedagogia do movimento e, por isso, não se atenta ao corpo antropológico e nem à interdisciplinaridade na aprendizagem.
Palavras-chave: Consciência corporal. Representações sociais. Educação holística.