DESENVOLVIMENTO WEB DE UM JOGO NO MODELO LUDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ESTUDANTIL
Web Development of a LUDO-Style Game as a Pedagogical Tool for Student Performance Assessment
CAPÍTULO 3
DOI: 10.29327/5391074.1-3
ORGANIZADORES:
Dharlison Dhovan Santos Pereira
Edilson Carlos Silva Lima
Yonara Costa Magalhães
RESUMO:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o impacto da gamificação como ferramenta pedagógica, visando analisar o desempenho e envolvimento dos alunos de uma unidade de ensino particular através da criação e implementação de um jogo virtual de tabuleiro no modelo “Ludo”. O projeto delineia-se através de um estudo de caso realizado com uma turma de 22 alunos com faixa etária entre 12 e 16 anos, para observar se o jogo desenvolvido pôde contribuir para o processo de aprendizagem dos mesmos. O jogo foi desenvolvido utilizando tecnologias web modernas como NextJs, TypeScript e consumo de APIs externas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, e a análise de dados foi conduzida utilizando técnicas estatísticas descritivas. Este projeto destacou a importância de integrar elementos interativos e tecnológicos na educação, oferecendo uma abordagem mais envolvente e eficaz.
Palavras-chave: Gamificação, Ferramenta pedagógica, Aprendizagem, Tecnologias web.