USO DA GAMIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM FLUTTER PARA ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ESTADO DO MARANHÃO
Use of Gamification and Development in Flutter for the Teaching of History and Geography of the State of Maranhão
CAPÍTULO 9
DOI: 10.29327/5391074.1-9
ORGANIZADORES:
Pedro Lucas Silva Santos
Edilson Carlos Silva Lima
Yonara Costa Magalhães
RESUMO:
Com o passar do tempo a disseminação do ensino de história e geografia do estado do Maranhão foi ficando cada vez menor e menos valorizado. Enquanto isso o uso do gamificação foi se tornando cada vez maior. Incorporando o uso de jogos e sua capacidade de fornecer entretenimento e diversão é possível alavancar o engajamento dos jovens nos estudos e melhorar as qualidades de ensino. Este artigo aborda um projeto cujo objetivo é usar a gamificação como ferramenta pedagógica, sendo desenvolvido com o uso de engenharia de software e o framework Flutter. Através de um estudo de caso e uma pesquisa qualitativa foi possível ver o quão bem o projeto se saiu em uma aplicação real.
Palavras-chave: Flutter, Gamificação, Jogo digital, Aprendizagem de História, Aprendizagem de Geografia.