DA EPISTEMIOLOGIA À SOCIEDADE EM RISCO: Educação ambiental diante desse binômio
FROM EPISTEMIOLOGY TO SOCIETY AT RISK: Environmental education before this binomial
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CAPÍTULO 6
ORGANIZADORES:
Kleslene Cutrim Maciel
Maycon Henrique Franzoi de Melo
Cleoner Uchôa Araujo
RESUMO:
O presente trabalho teve por objetivo trazer à luz as principais questões trazidas pelas correntes abordadas em sala de aula na disciplina Meio ambiente, Cultura e Sociedade em relação a natureza e a especificidade do conhecimento relacionando humano x ambiente. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre artigos científicos e livros que abordaram este contexto da epistemologia, sociologia e educação ambiental. Os autores e estudiosos que serviram de embasamento para construção do artigo foram: Di Deus (2007), Steil e Carvalho (2014), Balim, Mota e Silva (2014) e Martine e Alves (2015). Concluiu-se que se torna relevante toda a humanizada forma de olhar para a degradação do meio ambiente, para as ameaças às fronteiras planetárias e para a desigualdade social tanto no presente quanto no futuro, a fim de mudar radicalmente a perspectiva de que esse desenvolvimento aconteceu em detrimento dos ecossistemas e em função da desigualdade.
Palavras-chave: Educação ambiental, sociedade, cultura.