Editora Pascal

DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO DE SURDO: ANÁLISE BAKHTINIANA NAS INTERAÇÕES DE GRUPO DE ESTUDO

CAPÍTULO 3

DOI: 10.29327/5505810.1-3

AUTORAS:

Maria Luzia Costa Marques

Angélica Gonçalves do Espírito Santo de Oliveira

Maria Margarida Barbosa de Sá Santos

Sebastiana Almeida Souza

RESUMO:

Este artigo aborda acerca do diálogo na educação de surdos, utilizando a teoria bakhtiniana para analisar as interações em um grupo de pesquisa intitulado GEELIP – Grupo de Pesquisa de Ensino da Língua Portuguesa, como L2 para estudantes surdos, desenvolvido na UFMT, através da abordagem bakhtiniana, tendo como objetivo analisar como se dá a interação entre estudantes surdos e ouvintes e sua contribuição na construção do conhecimento, promovendo a inclusão educacional. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, com dados coletados a partir das observações de uma pesquisadora integrante do grupo. As análises focam na polifonia, destacando a importância do diálogo nas interações, conforme a base teórica de Bakhtin (2003) e autores como Di Fanti (2020), Souza (2024), Souza (2021), Ribeiro e Silva (2015) e Lacerda e Santos (2013). Como resultado, destacamos a importância da metodologia de ensino para estudantes surdos pautada no diálogo, contextualização e interação.

Palavras-chave: Diálogo; Teoria Bakhtiniana; Grupo de Estudo; Educação de Surdo.

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