DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO DE SURDO: ANÁLISE BAKHTINIANA NAS INTERAÇÕES DE GRUPO DE ESTUDO

CAPÍTULO 3
DOI: 10.29327/5505810.1-3
AUTORAS:
Maria Luzia Costa Marques
Angélica Gonçalves do Espírito Santo de Oliveira
Maria Margarida Barbosa de Sá Santos
Sebastiana Almeida Souza
RESUMO:
Este artigo aborda acerca do diálogo na educação de surdos, utilizando a teoria bakhtiniana para analisar as interações em um grupo de pesquisa intitulado GEELIP – Grupo de Pesquisa de Ensino da Língua Portuguesa, como L2 para estudantes surdos, desenvolvido na UFMT, através da abordagem bakhtiniana, tendo como objetivo analisar como se dá a interação entre estudantes surdos e ouvintes e sua contribuição na construção do conhecimento, promovendo a inclusão educacional. O estudo se ancora na abordagem qualitativa, com dados coletados a partir das observações de uma pesquisadora integrante do grupo. As análises focam na polifonia, destacando a importância do diálogo nas interações, conforme a base teórica de Bakhtin (2003) e autores como Di Fanti (2020), Souza (2024), Souza (2021), Ribeiro e Silva (2015) e Lacerda e Santos (2013). Como resultado, destacamos a importância da metodologia de ensino para estudantes surdos pautada no diálogo, contextualização e interação.
Palavras-chave: Diálogo; Teoria Bakhtiniana; Grupo de Estudo; Educação de Surdo.