ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REGENTE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

CAPÍTULO 8
RESUMO:
Partindo da relevância de evidenciar acontecimentos da formação dos professores, faz-se necessário compreender os desafios que influenciam atualmente as problemáticas relacionadas a formação do professor regente e a alfabetização de estudantes da Educação Especial. Assim, este artigo tem o objetivo de apresentar uma análise sobre as dificuldades para a formação dos professores regentes que atuam na alfabetização e letramento de estudantes da Educação Especial a partir das perspectivas dos professores e de suas experiências no cotidiano escolar. A metodologia proposta apresenta uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de uma pesquisa-ação e foi elaborado a partir da dissertação “Indispensabilidades formativas nos anos iniciais do ensino fundamental: a formação dos professores regentes para a alfabetização e letramento de estudantes da Educação Especial”, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva-PROFEI pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Para a realização deste estudo, participaram seis professoras regentes com formação em pedagogia, com o tempo de experiência nos anos iniciais do ensino fundamental de 2 a 11 anos. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se a entrevista com um roteiro semiestruturado com perguntas que correlacionam aos objetivos do estudo. Evidenciou-se a partir das percepções das professoras participantes, as dificuldades e as angústias para lidar com os desafios do processo de alfabetização de estudantes da Educação Especial, justificando a importância de proporcionar novas formações que promovam a capacitação do profissional para a alfabetização e o letramento destes estudantes vinculadas aos documentos norteadores de habilidades.
Palavras-chave: Formação de Professores. Alfabetização e Letramento. Educação Especial.