A NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: AQUISIÇÃO DA LIBRAS NO ENSINO DE SURDOS

CAPÍTULO 9
DOI: 10.29327/5505810.1-9
AUTORAS:
Angélica Gonçalves do Espírito Santo de Oliveira
Sebastiana Almeida Souza
RESUMO:
A educação inclusiva visa a garantia de direitos e igualdade de oportunidades, promovendo a aprendizagem a todos os estudantes, no entanto, ainda enfrenta diversos desafios no sistema educacional. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a relevância da formação dos professores para o processo ensino-aprendizagem dos estudantes surdos, destacando como pode ser fundamental compreender o funcionamento do sistema nervoso relacionando aos conceitos cognitivos do surdo, na perspectiva do estudo da Neurociências, abordando assim a necessidade do conhecimento da Libras na formação continuada do professor, reconhecendo a Libras como primeira língua do estudante surdo, essencial para o processo de aprendizagem. Esta pesquisa ancora-se numa abordagem qualitativa reflexiva sobre a formação do professor, relacionada à Neurociência e à relevância do conhecimento em Libras, pontos que refletem na prática referente ao processo de ensino dos estudantes surdos, utilizando-se de procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e documental, ressaltando a contribuição da Neurociências e sua aplicabilidade no processo de aprendizagem do estudante surdo. Para fundamentação da pesquisa, traremos a luz teórica dos autores Cosenza e Guerra (2011), Relvas (2017) sobre a abordagem da Neurociência e Educação, Strobel (2008) sobre a cultura linguística e aprendizagem do surdo.
Palavras-chave: Neurociência. Educação Inclusiva. Libras. Aprendizagem.