Editora Pascal

OS IMPACTOS DO ENSINO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

THE IMPACTS OF EDUCATIONAL ROBOTICS TEACHING IN THE FIRST HIGH SCHOOL SERIES
CAPÍTULO 13

DOI: 10.29327/568410.1-13

ORGANIZADORES:

Wanderson Oliveira Aguiar
Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
Will Ribamar Mendes Almeida
Yonara Costa Magalhães
Elda Regina de Sena Caridade

RESUMO:
Desde a antiguidade são pesquisadas novas formas para tornar o processo ensino e aprendizagem mais satisfatórios tanto para os alunos quanto para os professores. Atualmente, a educação passa por uma grande transformação através da utilização de muitas ferramentas tecnológicas e inovadoras, tais como: o uso da informática, o uso de recursos multimídias, a interação via internet, da programação, da robótica etc. É nítida a necessidade de promover a inclusão digital dos jovens estudantes e incentivar o desenvolvimento das novas competências e habilidades exigidas na era digital. Este trabalho visa apresentar uma breve revisão bibliográfica com as devidas discussões sobre a importância da inserção da disciplina de Robótica Educacional no currículo da primeira série do ensino, detalhar as intervenções realizadas neste processo e apresentar alguns dos projetos realizados durante a docência dessa disciplina no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Unidade Plena São Luís (Centro), ao longo do ano letivo de 2020. A intenção é contribuir e incentivar outros professores, da área de ciências exatas e demais áreas, para que percebam a importância da inserção da robótica e programação na sua prática docente e, ao mesmo tempo, motivar os alunos no desenvolvimento de novas habilidades, ajudar na compreensão de conteúdos de difícil entendimento e para a formação de jovens com uma base sólida em programação e robótica.

Palavras-chave: Programação; Robótica; Educação.

Abrir bate-papo
💬 Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos ajudar?