PESQUISA-INTERVENÇÃO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS E HORTA VERTICAL: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES
INTERVENTION RESEARCH ON MEDICINAL PLANTS AND VERTICAL GARDEN: PERCEPTION OF HIGH SCHOOL STUDENTS IN A PUBLIC SCHOOL IN THE MUNICIPALITY OF VITÓRIA/ES
CAPÍTULO 8
D.O.I.: 10.29327/566872.1-8
ORGANIZADORES:
Ana Júlia Câmara Jeveaux
Fernando Gomes Hoste
Lucas Evangelista dos Santos
Layza Rangel Pereira
Verbênia Andrade de Carvalho Santos
Felipe Miranda Crist
Maria do Carmo Pimentel Batitucci
RESUMO:
Este trabalho foi iniciado com a justificativa de realizar uma pesquisa-intervenção com atividades envolvendo alunos do ensino médio de uma escola estadual, localizada no município de Vitória, no Espírito Santo. O objetivo desse projeto foi valorizar a cultura existente na família de cada um desses alunos a partir de seus conhecimentos prévios sobre plantas medicinais, e introduzir o conhecimento científico para integrar o conhecimento tradicional. Além disso, propomos uma intervenção na escola, trazendo atividades lúdicas para que cada aluno pudesse participar de forma ativa, como por exemplo, na implantação da própria horta de plantas medicinais dentro do espaço educacional.
O projeto foi realizado a partir de alguns encontros, que consistiram em: dois questionários, uma palestra, jogos interativos, e por fim, a implantação de uma horta de plantas medicinais utilizando materiais recicláveis. Através dessas atividades, foi possível observar o quanto esse tipo de estudo contribuiu para práticas interdisciplinares e para o processo de aprendizagem sobre plantas medicinais no ensino de Biologia, uma vez que foi possível estabelecer uma conexão entre as informações adquiridas no âmbito familiar e escolar, promovendo uma visão sinérgica do conhecimento popular e científico.
Palavras-chave: Conhecimento científico, Conhecimento tradicional, Jogos didáticos, Horta vertical, Sustentabilidade.